Facebook
Youtube
Instagram

Educação Ambiental para Gestão de Resíduos

Recursos naturais, resíduos e projetos

Educação Ambiental para Gestão de Resíduos

A FAMAI realiza campanhas de educação ambiental, juntamente com Porto, SEMASA, UNIVALI e outras instituições e empresas do município. Os eventos são realizados em datas específicas como: Dia Mundial da Água (22 de março), Semana do Meio Ambiente (1ª semana de junho), Semana da Água (setembro) e Limpando o Mundo (data móvel). Anualmente são estabelecidos os temas de cada evento, as estratégias e a programação. As instituições envolvidas se reúnem e dividem as responsabilidades. As atividades mais frequentes são palestras, trilhas, oficinas e visitas monitoradas voltadas principalmente para escolas. Geralmente são produzidos materiais de divulgação como camisetas, flyers, banners, folders, etc.

Nestes eventos há uma preocupação de utilizar as mídias disponíveis nas instituições (sites, rádio/TV) e a imprensa em geral para, além de divulgar os eventos, promover a informação e a sensibilização da comunidade.

A FAMAI participa destas iniciativas em parceria com diversas instituições públicas e privadas, mas também desenvolve seus projetos de educação ambiental sobre a geração e gestão dos resíduos sólidos, com cursos de formação, palestras em escolas, empresas e comunidade, produção de materiais educativos, etc.

Quanto às visitas monitoradas ao aterro sanitário (agendada e autorizada pela FAMAI, monitorado/atendido pelo pessoal do aterro), em 2009 foram realizadas 44 visitas com 1.408 pessoas, em 2010 foram 16 visitas com 360 pessoas (aterro em obras, público adulto), em 2011 o aterro estava em obras e houve apenas visitas do projeto da FAMAI/servidores, em 2012 foram 35 visitas com 1.184 pessoas, e em 2013 foram 46 visitas com 1.306 pessoas.

O município possui uma Política Municipal de Educação Ambiental, instituída pela Lei Municipal Nº 5470, de 16/03/2010. Esta lei instituiu o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental que é composto por representantes governamentais e não governamentais nomeados pelo Decreto Municipal nº 10.147 de 22 de novembro de 2013.

A FAMAI também participa do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região hidrográfica 07 de Santa Catarina – GTEA RH07.
 

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí