Facebook
Youtube
Instagram

Projeto Orla

Projeto Orla

Projeto Orla Itajaí

 

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla é uma ação no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU. Este busca implementar uma política municipal de gestão da orla (área que compreende os 33 m de Terreno de Marinha, mais 50 metros em áreas urbanas consolidadas, e 200 metros em áreas não-urbanizadas) com a finalidade de harmonizar e articular as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação desse espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira.

São objetivos gerais do Projeto Orla: compatibilizar as políticas ambiental e patrimonial no trato da orla municipal promovendo a sua gestão e uso sustentável valorizando o seu potencial; fortalecer a capacidade de articulação de diferentes atores; desenvolver mecanismos institucionais de mobilização social para a gestão integrada; incentivar o cumprimento da função social das Terras Públicas da União; e, definir ações estratégicas que levem em consideração os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos da orla, com vistas a formular o Plano de Intervenção.

Em Itajaí, o INIS é responsável pela implantação das atividades do Projeto ORLA. O Projeto Orla no município busca responder a uma série de desafios atuais e complexos tais como proteger a fragilidade dos ecossistemas da orla assim como buscar o desenvolvimento ordenado a longo prazo, tendo como área de estudo nesta primeira fase a praia Brava. O projeto compreende a orla do município (ver mapa de abrangência), ou seja, inicia na Praia Brava até o Porto de Itajaí.

Para possibilitar a participação da sociedade nesta discussão, foram realizadas Oficinas para elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla – PGI (ver fotos das oficinas). Os eventos foram abertos ao público, e os diversos setores da comunidade foram convidados a colaborar com o projeto.

As oficinas ocorreram em 2011 e o Plano/Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla foi elaborado e entregue aos órgãos da esfera estadual e federal para avaliação e aprovação em outubro de 2011. Em junho de 2014 a Comissão Estadual finalizou a análise do PGI que atualmente está em processo de adequação no Município.

O projeto Orla conta com Comitê Municipal Gestor que tem a participação de entidades de órgãos governamentais (09 = Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina; INIS; Secretaria de Turismo; Porto de Itajaí; SMU; Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura; Secretaria de Educação; Procuradoria do Município e Fundação Genésio de Miranda Lins) e não – governamentais (09 =INTERSINDICAL; Associação de Parapente de Itajaí e Região- APIR; Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI; Instituto Anjos do mar – IAMB; Associação para preservação Ambiental do Saco da Fazenda – APASF; Associação Comunitária da Praia Brava – A.C. Brava; Associação dos Proprietários de Imóveis da Praia Brava – APROBRAVA; Associação Empresarial de Itajaí – ACII; Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca de Itajaí e Região - SINDIPI).

Criação do Comitê Municipal Gestor do Projeto Orla – Decreto nº 9.774 de 24 de julho de 2012.

Saiba mais no site do Ministério do Meio Ambiente

Capacitação

Municípios Atendidos

Avaliações do Projeto Orla

Seminários do Projeto Orla

Publicações do Projeto Orla

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí