Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Itajaí recolhe mais de mil toneladas de pneus inservíveis por ano

Ecopontos pela cidade coletam também óleo vegetal e lâmpadas fluorescentes
Data de inclusão: 29/01/2015 15:08

Se destinados corretamente, eles podem se transformar em solas de sapato, pisos poliesportivos ou até mesmo asfalto.  Em Itajaí, somente no ano de 2014, foram recolhidas 1.722,3 toneladas de pneus inservíveis. Quase 200 a mais que o ano anterior.

Os pneus inservíveis compõem o grupo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige que sejam desenvolvidas políticas reversas para o recolhimento e destinação correta destes materiais. De acordo com o inciso XVI do artigo 3º da Lei Federal 12.305/2010, resíduo sólido é “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”.

Além de pneus, resíduos como óleo vegetal, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias também são recolhidos e destinados da maneira certa. Desde 2012 já foram coletados mais de 447mil litros de óleo e 1.058 lâmpadas. O descarte indevido destes materiais pode ocasionar o assoreamento de rios, enchentes e até mesmo contribuir para a proliferação de doenças como a dengue.

Atualmente o município possui vários pontos de coleta para a entrega voluntária destes resíduos (ecopontos). Itajaí conta ainda com serviço de empresas licenciadas para coleta e destinação do óleo vegetal usado, que é enviado para reaproveitamento na produção de material de limpeza, biodiesel e ração animal. No caso das lâmpadas fluorescentes, existem cerca de 14 estabelecimentos na cidade que vendem e realizam a política reversa, recolhendo o material. Os resíduos podem também ser entregues na sede da Fundação.

A FAMAI promove diversas atividades educativas, produção de materiais educativos, orientação técnica para empresas e comunidade, e exige dos empreendimentos licenciados a comprovação da destinação adequada dos rejeitos gerados.

 

------------------------

Mais informações:

Famai

Telefone: 3348-8031

Imagens relacionadas

Itajaí recolhe mais de mil toneladas de pneus inservíveis por ano
Itajaí recolhe mais de mil toneladas de pneus inservíveis por ano
Itajaí recolhe mais de mil toneladas de pneus inservíveis por ano
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí