FAMAI autua morador por abandono de animal

Cão foi deixado na estrada que leva ao Canil Municipal no último domingo (22)
Data de inclusão: 26/02/2015 17:01

Mais de vinte animais do Canil Municipal de Itajaí ganharam um novo lar no último domingo (22). Porém, enquanto diversas famílias adotavam um cachorro, outro foi abandonado na estrada que leva ao Canil, no bairro Itaipava.  Através da placa do veículo, anotada e repassada à Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), a Coordenadoria de Trânsito do município (CODETRAN) conseguiu localizar o proprietário e seu respectivo endereço.

A FAMAI, através da Diretoria de Defesa Animal, visitou a casa na quarta-feira (25), e notificou o morador por abandono animal. Além disso, no local foram encontrados cinco pássaros silvestres da fauna brasileira, mantidos em gaiolas ilegalmente, o que gerou uma nova multa.

O animal, que após abandonado conseguiu seguir o veículo por cerca de 100 metros, estava muito doente. Este seria o possível motivo do abandono. O proprietário declarou que o cão vivia com a família há 15 anos, desde filhote.

Infelizmente o número de abandonos ainda é grande no município. De acordo com a Lei Federal 9605/98 Decreto-Lei 24.645/34, abandonar ou maltratar animais é crime, podendo gerar pena de três meses a um ano.

A Polícia Militar e o SAMU foram acionados para socorrer a esposa do denunciado que passou mal quando soube da apreensão dos pássaros e  acompanharam a ação. O processo segue em andamento.

Os pássaros foram soltos na tarde desta quinta-feira (26) e o cachorro está no Canil Municipal para adoção. A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí recebe denúncias diariamente, além de realizar o trabalho de conscientização no município.

Mais informações:

FAMAI