“Juntos pelo Rio e unidos contra a dengue” acontece neste sábado

Programa que promove mutirão de limpeza em áreas ribeirinhas envolverá Itajaí e Navegantes
Data de inclusão: 19/03/2015 16:02

Sábado (21) será um dia de trabalho em grupo entre as cidades de Itajaí e Navegantes. É o programa “Juntos pelo Rio e unidos contra a dengue”, que está marcado para acontecer a partir das 08h. Além de promover o envolvimento de diversas entidades e da própria população na limpeza de áreas ribeirinhas, nesta edição, o projeto terá papel fundamental nas ações de controle da dengue nas duas cidades. O programa faz parte das ações de sustentabilidade da Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race.

As atividades do mutirão terão dois momentos: o primeiro será no Centreventos de Itajaí, onde um café da manhã será oferecido para os participantes. Logo em seguida, serão entregues kits de limpeza aos voluntários e as equipes serão transportadas até as regiões ribeirinhas com o apoio de embarcações voluntárias. A ação que acontecerá tanto no lado de Itajaí, quanto em Navegantes, é um reforço ao trabalho da Secretaria de Obras e de empresas parceiras que já atuam na limpeza desses locais.

Nesta edição, além do recolhimento de entulhos nas áreas de mangue e nas margens dos rios, os envolvidos intensificarão as ações nas regiões propícias para o aparecimento de novos focos do mosquito transmissor da dengue, retirando materiais que possam acumular água e se tornar ponto de proliferação. Tendo em vista essa nova missão, o projeto, que existe há quatro anos, passou a ser chamado “Juntos pelo Rio e unidos contra a dengue”. Ao todo, pretende-se reunir, pelo menos, 30 embarcações, além do auxílio de jet skis no apoio técnico.

O “Juntos pelo Rio” acontece desde 2012, quando a Volvo Ocean Race passou pela primeira vez por Itajaí. Confira como foi a primeira edição, em 2012, clicando aqui.

Órgãos que estão Juntos pelo Rio

As entidades públicas e privadas que apóiam o Juntos pelo Rio 2015 são: Prefeitura Municipal de Itajaí, Secretarias de Obras, Saúde, Educação, Defesa Civil, Porto de Itajaí, SEMASA, FAMAI, Câmera de Veradores, Navegação Santa Catarina, Marinha do Brasil, Associações Náuticas de Itajaí (ANI) e Navegantes (ANA), IFSC, Univali, CEPSUL, Navschip, Grupo de Escoteiros, SESC, Chilicom, Instituto Anjos do Mar, APM Terminals, Portonave, Trocadeiros, Poly Terminais, Képpel, Huismann, Braskarne, Gomes da Costa, Acquaplan, Itajaí e Navegantes Práticos, Hidrotopo, Recinave, Cooperfoz, Recinave, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, Bombeiros Voluntário de Navegantes, Ecosorb, FATMA, EPAGRI, FUMAN, Ambiental Transportes de Resíduos e Ambiental Limpeza Urbana.

Comitê de Sustentabilidade da Itajaí Stopover - Médelin Pitrez dos Santos

Telefones: (47) 3341-8065 e (47) 9989-0994