Juntos pelo Rio e unidos contra a dengue recolhe quase 40 toneladas de lixo

Mutirão de limpeza intensificou ações de combate à doença em Itajaí e Navegantes
Data de inclusão: 24/03/2015 10:49

Quase 40 toneladas. Esse foi o montante de lixo recolhido por mais de 600 voluntários que participaram do “Juntos pelo Rio e unidos contra a dengue” em Itajaí e Navegantes. Foram 35 toneladas de resíduos que não podem ser reutilizados e outras 3,5 toneladas de resíduos recicláveis. O projeto, vinculado à Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race, integrou as ações de combate à dengue no último sábado (21) nas principais regiões ribeirinhas entre as duas cidades.

Todo o lixo recolhido foi concentrado inicialmente no ferryboat, de onde foi transportado por caçambas da Secretaria de Obras até os locais de separação e pesagem dos resíduos. Parte do material coletado será reutilizado por cooperativas de reciclagem e, o que não puder ser reaproveitado, será direcionado ao aterro sanitário de Itajaí. Para se ter uma ideia, neste ano, a expectativa do números de participantes foi superada em mais de 200 pessoas, envolvimento que resultou em quase 28 toneladas a mais de lixo do que foi recolhido em 2013.

O projeto “Juntos Pelo Rio” é uma das heranças deixadas pelo evento em 2012, quando foi organizado o primeiro mutirão para o recolhimento de entulhos nas margens dos rios, especialmente o rio Itajaí-açu, antes da realização do evento. Desde então, todos os anos sempre no mês de março, em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), organizadores e um mutirão de pessoas voluntárias se unem para repetir a ação.

Blitz contra a dengue

Enquanto parte dos voluntários trabalhava na coleta de lixo, membros do Grupo de Escoteiros e da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), abordaram cerca de 800 motoristas em diferentes pontos da cidade. Na blitz educativa, além de receberem panfletos com orientações sobre como evitar novos focos de proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor), os motoristas foram alertados sobre como identificar são os sintomas da doença.

Órgãos que estão Juntos pelo Rio

As entidades públicas e privadas que apóiam o Juntos pelo Rio 2015 são: Prefeitura Municipal de Itajaí, Secretarias de Obras, Saúde, Educação, Defesa Civil, Porto de Itajaí, SEMASA, FAMAI, Câmera de Veradores, Empresa de pescados Gomes da Costa, Navegação Santa Catarina, Marinha do Brasil, Associações Náuticas de Itajaí (ANI) e Navegantes (ANA), IFSC, Univali, CEPSUL, Navschip, Grupo de Escoteiros, SESC, Chilicom, Instituto Anjos do Mar, APM Terminals, Portonave, Trocadeiros, Poly Terminais, Képpel, Huismann, Braskarne, Acquaplan, Itajaí e Navegantes Práticos, Hidrotopo, Recinave, Cooperfoz, Recinave, Gincana de Rua de Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, Bombeiros Voluntário de Navegantes, Ecosorb, FATMA, EPAGRI, FUMAN, Ambiental Transportes de Resíduos e Ambiental Limpeza Urbana.

Comitê de Sustentabilidade da Itajaí Stopover - Médelin Pitrez dos Santos

Telefones: (47) 3341-8065 e (47) 9989-0994