Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Escolas de Navegantes recebem velejador da Equipe Team Brunel

Crianças fizeram parte do Concurso Navegando na Sustentabilidade
Data de inclusão: 17/04/2015 14:13

A palavra Sustentabilidade vem ganhando um novo olhar e ainda mais espaço ao ser debatida e colocada em prática pelas crianças. Duas escolas de Navegantes que participaram do Concurso “Navegando na Sustentabilidade” receberam na manhã desta sexta-feira (17), o velejador Koen Lockefeer, da equipe Team Brunel.

As Escolas Municipais Professora Idília Machado Ferreira e Professora Neusa Maria Rebelo Vieira foram as contempladas com a visita que motivou e emocionou os pequenos. Conforme Medelin Pitrez, da Comissão de Sustentabilidade da Itajaí Stopover, Koen falou com as crianças sobre a Volvo Ocean Race e sua vida de velejador. “Ele levou muita motivação aos alunos que acabaram se emocionando, umas até choraram com as palavras incentivadoras do atleta, ele falou do seu início e suas dificuldades, mostrando que todos são capazes de alcançar seus objetivos”, comenta.

Conforme o relato de Koen, em nenhuma outra parada da Volvo as equipes presenciaram tamanho comprometimento com a questão da sustentabilidade, principalmente envolvendo as crianças. “Ele ficou impressionado com o jornal Navegando na Sustentabilidade, criado a partir do concurso que envolveu cerca de 30 escolas de Navegantes”, ressalta Natalia Pires, integrante da Comissão de Sustentabilidade.

O engajamento da sociedade no evento foi outro diferencial elogiado pelo velejador, referindo-se ao número de alunos que passam diariamente pela Vila da Regata. “Recebemos cerca de 1.200 crianças todos os dias, por meio do Projeto de Visitas Guiadas, das 14h às 17h”, completa Medelin. A repercussão do evento tem atraído não só cidades vizinhas, mas também, algumas mais distantes como Curitiba e Guarapuava, ambas no Paraná.

Concurso Navegando na Sustentabilidade
O concurso envolveu cerca de 30 escolas de Navegantes. As crianças e adolescentes trabalharam o tema “O que Navegantes tem a ver com a Volvo OceanRace – As lições de sustentabilidade para a cidade”. Foram mais de oito mil participantes. As crianças do 1º ao 4º ano concorreram com desenhos e os estudantes do 5º ao 9º participaram com redações. Os 37 trabalhos selecionados estão publicados no jornal “Navegando na Sustentabilidade”, disponível em vários ambientes da Vila da Regata.

A ideia do concurso surgiu do patrocínio da Portonave à Regata. Como o Terminal fica em Navegantes, buscou-se alternativas para incluir a outra margem neste evento tão importante para a região. Trabalhar os temas da Volvo e a relação deles com o cotidiano das crianças foi a maneira encontrada de aproximar a Regata dos navegantinos. As escolas receberam uma cartilha sobre o tema e cada professor definiu como trabalhar. Alguns abordaram a questão do lixo reciclável, do meio ambiente, da convivência entre os velejadores, do percurso feito pelos mares, enfim, em várias disciplinas.

 

-------------------------------- 

Informações adicionais:

Secretaria de Comunicação - Itajaí Stopover

Telefone: (47) 9934-1534

www.itajaistopover.com | www.volvooceanrace.com

Imagens relacionadas

Escolas de Navegantes recebem velejador da Equipe Team Brunel
Escolas de Navegantes recebem velejador da Equipe Team Brunel
Escolas de Navegantes recebem velejador da Equipe Team Brunel
Escolas de Navegantes recebem velejador da Equipe Team Brunel
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí