Coordenadorias Regionais também são ecopontos

Famai realizou orientação nas subprefeituras que coletam óleo vegetal
Data de inclusão: 07/07/2015 16:37

Recolher óleo vegetal usado e dar o destino ambientalmente correto. Este é um tipo de ação realizada em todas as Coordenadorias Regionais de Atendimento ao Cidadão, conhecidas como subprefeituras, do município. Na última semana, a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, por meio da Diretoria de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos, realizou uma reunião com representantes dos bairros para orientar e conversar sobre os ecopontos instalados na cidade.

Em 2014 mais de 63 mil toneladas de resíduos foram enviadas ao aterro sanitário, enquanto pouco mais de 3.000 foram para a Cooperfoz. Mais de 1.700 toneladas de pneus inservíveis e 279.000 litros de óleo de cozinha usado tiveram destinação ambientalmente adequada. Dados como estes foram alguns dos destaques da reunião, que teve como objetivo informar e explicar a importância do destino ambientalmente correto dos resíduos. A ideia é que essas informações sejam propagadas para a comunidade, refletindo nos resultados de uma coleta seletiva cada vez melhor e mais eficiente, não só dos resíduos comuns como papel, vidro e metal, mas também dos perigosos e poluentes.

O destino certo

Além das Coordenadorias Regionais, a Prefeitura Municipal de Itajaí e o Centro de Serviços Integrados do bairro Fazenda também possuem ecopontos para óleo vegetal, pilhas e baterias e eletroeletrônicos pequenos.

O óleo vegetal é recolhido por empresas legalizadas para o descarte ambientalmente adequado e as pilhas e baterias são encaminhadas pela Fundação do Meio Ambiente para empresas especializadas em reciclar o material. Os eletroeletrônicos são recolhidos pela cooperativa Reciclavale.

Outros resíduos como pneus e lâmpadas, devem ser descartados de acordo com a orientação da Famai O descarte indevido destes e de outros materiais pode ocasionar o assoreamento de rios e o entupimento dos bueiros, dificultando o controle de enchentes e enxurradas e até mesmo contribuir para a proliferação de doenças como a dengue, além de poluir o solo, o ar e os cursos de água. Os servidores das Coordenadorias Regionais são atores importantes na comunidade e podem contribuir com a adoção e divulgação de atitudes ambientalmente sustentáveis.

Informações Adicionais:

FAMAI