Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Coordenadorias Regionais também são ecopontos

Famai realizou orientação nas subprefeituras que coletam óleo vegetal
Data de inclusão: 07/07/2015 16:37

Recolher óleo vegetal usado e dar o destino ambientalmente correto. Este é um tipo de ação realizada em todas as Coordenadorias Regionais de Atendimento ao Cidadão, conhecidas como subprefeituras, do município. Na última semana, a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, por meio da Diretoria de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos, realizou uma reunião com representantes dos bairros para orientar e conversar sobre os ecopontos instalados na cidade.

Em 2014 mais de 63 mil toneladas de resíduos foram enviadas ao aterro sanitário, enquanto pouco mais de 3.000 foram para a Cooperfoz. Mais de 1.700 toneladas de pneus inservíveis e 279.000 litros de óleo de cozinha usado tiveram destinação ambientalmente adequada. Dados como estes foram alguns dos destaques da reunião, que teve como objetivo informar e explicar a importância do destino ambientalmente correto dos resíduos. A ideia é que essas informações sejam propagadas para a comunidade, refletindo nos resultados de uma coleta seletiva cada vez melhor e mais eficiente, não só dos resíduos comuns como papel, vidro e metal, mas também dos perigosos e poluentes.

 

O destino certo

Além das Coordenadorias Regionais, a Prefeitura Municipal de Itajaí e o Centro de Serviços Integrados do bairro Fazenda também possuem ecopontos para óleo vegetal, pilhas e baterias e eletroeletrônicos pequenos.

O óleo vegetal é recolhido por empresas legalizadas para o descarte ambientalmente adequado e as pilhas e baterias são encaminhadas pela Fundação do Meio Ambiente para empresas especializadas em reciclar o material. Os eletroeletrônicos são recolhidos pela cooperativa Reciclavale.

Outros resíduos como pneus e lâmpadas, devem ser descartados de acordo com a orientação da Famai O descarte indevido destes e de outros materiais pode ocasionar o assoreamento de rios e o entupimento dos bueiros, dificultando o controle de enchentes e enxurradas e até mesmo contribuir para a proliferação de doenças como a dengue, além de poluir o solo, o ar e os cursos de água. Os servidores das Coordenadorias Regionais são atores importantes na comunidade e podem contribuir com a adoção e divulgação de atitudes ambientalmente sustentáveis. 

___________________

Informações Adicionais:

FAMAI

Telefone: (47) 3348-8031

Imagens relacionadas

Coordenadorias Regionais também são ecopontos
Coordenadorias Regionais também são ecopontos
Coordenadorias Regionais também são ecopontos
Coordenadorias Regionais também são ecopontos
Coordenadorias Regionais também são ecopontos
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí