Município começa a repor medicamentos em falta na rede pública

Alguns remédios já estão de volta às prateleiras e outros devem ser regularizados nos próximos dias
Data de inclusão: 18/01/2017 17:27

A Secretaria de Saúde de Itajaí regularizou, nesta semana, o atraso no pagamento dos medicamentos comprados pelo município. A empresa que fornece os remédios estava sem receber desde o ano passado. Com a quitação do valor de R$ 124.746,00 e a autorização para uma nova compra, os 80 medicamentos que estão em falta na farmácia municipal e nas unidades básicas de saúde já começaram a ser repostos.

Alguns remédios estão de volta às prateleiras e o restante deve ser completado nos próximos 15 a 20 dias – a demora ocorre porque o fornecedor não tinha todos os itens comprados à pronta entrega. Outros 16 medicamentos estão em processo de compra e sua reposição deve demorar um pouco mais por questões operacionais.

Além de regularizar o que estava faltando, a Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria de Saúde está revisando a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUNE). Serão avaliados quais remédios deverão permanecer na lista e quais serão retirados. Esse processo vai levar em conta a demanda e a importância que os medicamentos têm para a comunidade, bem como o uso racional e a eficácia.

“Fizemos a compra do que estava faltando pela REMUNE antiga, enquanto os procedimentos necessários da nova gestão se estabelecem. Com a revisão, os produtos da lista não vão faltar na rede pública”, completa o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

Secretaria de Saúde de Itajaí
Celso Luiz Dellagiustina (secretário)

Maikeli Alves

Município começa a repor medicamentos em falta na rede pública