Itajaí marca presença em reunião da Comissão Intergestora Regional

No encontro realizado na Amfri, foi pactuado o mutirão de cirurgias eletivas para a região
Data de inclusão: 17/02/2017 17:00

O município, através da Secretaria de Saúde, participou na quarta-feira (15) de uma reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), em Itajaí, e contou com representantes da área da saúde dos 11 municípios ligados à associação. Foram debatidos temas importantes para a região, como um mutirão de cirurgias eletivas.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, o diretor de Gestão de Materiais e Medicamentos, Rodrigo Duarte, e o diretor de Controle, Avaliação e Auditoria, Marcelo Irineu Miles, marcaram presença na reunião. O grupo discutiu com o colegiado da CIR a organização de um mutirão de cirurgias eletivas em parceria com o Governo do Estado, que vai agilizar os atendimentos e reduzir a fila de espera. Foram pactuados quais hospitais da região irão fazer os procedimentos e a quantidade de cirurgias.

Ao todo, serão ofertadas para a região 900 cirurgias de média complexidade nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia e ginecologia, além de 413 cirurgias de oftalmologia (catarata). Itajaí será a maior beneficiada com 286 cirurgias de média complexidade e 132 de catarata. As definições sobre o mutirão ainda precisam ser aprovadas pelo Estado.

Outro assunto tratado na reunião foi sobre a inclusão do Pronto Atendimento do São Vicente, que será instalado no Centro Integrado de Saúde (CIS), nas redes de Urgência e Emergência da região. O local vai abrigar uma UPA Porte III, do tipo VII, e o município poderá receber cerca de R$ 430 mil mensais para custeio. Atualmente, a cidade já atende pacientes de outros municípios, porém não recebe nenhum recurso do Ministério da Saúde para o custeio.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, também pediu a união dos municípios na tomada de decisões, bem como o compartilhamento de medidas entre a região. Entre elas, a aplicação efetiva do acolhimento e da demanda espontânea nas unidades básicas de saúde de todas as cidades integrantes da Amfri.

Além disso, os representantes aprovaram indicações dos grupos técnicos e escolheram os integrantes da CIR que irão participar da representação Estadual. Encerrando o encontro a Regional de Saúde apresentou um relatório sobre os internamentos na região.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Celso Luiz Dellagiustina (secretário)

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves