Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos

Município será o primeiro no país a utilizar este tipo de tecnologia
Data de inclusão: 09/07/2014 14:56

Quem passa pela Rua Carolina Vailatti, no São João, já deve ter reparado que o local recebeu um ponto de ônibus ecológico. O equipamento ainda está em fase de teste, e a meta é instalar 14 pontos de ônibus semelhantes na Avenida Reinaldo Schmitausen, em Cordeiros. O ponto de ônibus ecológico é fabricado com material 100% reciclado e possui iluminação alimentada por energia solar. “Itajaí vai ser a primeira prefeitura do país a utilizar esse tipo de ponto de ônibus ecológico. Na praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, instalamos um ponto ecológico, porém foi uma iniciativa do Ministério Público da cidade” garante o proprietário da empresa Lanci Madeira Plástica, Daniel Censi, vencedora do processo licitatório. 

O ponto de ônibus tem 3 metros de comprimento, 1,5 metro de profundidade e 2,20 metros de altura. De longe ele se assemelha à madeira, mas sua composição é de garrafas PET, sacolas, resquícios de material de informática e 20% de casca de arroz. A cada ponto de ônibus feito de "madeira plástica" se evita a derrubada de seis árvores e se recicla mais de 300 quilos de plástico, que seriam jogados no meio ambiente. “O lixo reciclável é moído e colocado em uma máquina de alta pressão junto com a casca de arroz, que dá a liga e também a aparência de madeira” explica Daniel. A iluminação do ponto é 100% autônoma, e gerada através de energia solar com autonomia para quatro dias sem sol. As lâmpadas de LED são acesas através de fotocélula – sensor que percebe a diferença entre o dia e a noite, fazendo com que as lâmpadas se acendam e se apaguem.

Além da iluminação, que é uma das reclamações dos pontos de ônibus atuais, as vantagens dos abrigos ecológicos são inúmeras, fala o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato. “Esses pontos tem 50 anos de garantia, não apodrecem nem enferrujam, não criam cupins, não soltam lascas e não precisam de pintura. Como a manutenção deles é praticamente zero, o custo benefício é bem melhor com relação aos pontos de ônibus atuais”, esclarece o secretário.

Nesta quarta-feira (09) foram instaladas as placas de energia solar no ponto de ônibus, e será corrigida a grafia do nome da rua. “Agora faremos um teste para ver se não haverá vandalismo no ponto de ônibus ecológico, principalmente com relação às placas de energia solar” fala o secretário de obras.

Os outros 14 pontos de ônibus serão instalados durante a revitalização da Avenida Reinaldo Schmitausen. Os pontos existentes no local serão remanejados, e instalados em ruas onde faltam pontos de ônibus ou onde estão danificados.
__________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras: 3348-0303
 

Imagens relacionadas

Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos
Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos
Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos
Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos
Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos
Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí