17 de julho: Dia de Proteção às Florestas

Itajaí possui mais de 30 milhões de metros quadrados de áreas protegidas
Data de inclusão: 17/07/2015 16:25

São seis Unidades de Conservação, que totalizam em 30.700.000,00 m² de áreas preservadas em Itajaí, o equivalente a cerca de 7.580 campos de futebol. A Floresta Ombrófila Densa compõe a principal região fitoecológica do município, caracterizada por uma vegetação intimamente relacionada com o regime de chuvas e clima da nossa região.

Composta ainda por formações pioneiras com as restingas e os manguezais, possui grande diversidade de espécies arbóreas, arbustivas, epífitas (bromélias e orquídeas) e trepadeiras. Itajaí compõe os mais de 30% do estado de Santa Catarina que é coberto por Floresta Ombrófila Densa.

O dia 17 de julho alerta para a conscientização ambiental. Comemorado através do personagem Curupira, protetor das florestas no Folclore Brasileiro, o dia de proteção as florestas tem como objetivo destacar atitudes conscientes e projetos que evitem a degradação das matas e suas biodiversidades.

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí executa projetos e ações ao longo do ano que conscientizem e cuidem das áreas preservadas do município. Além da manutenção das seis Unidades de Conservação existentes, a FAMAI realiza o projeto Orla, para preservação das restingas e promove campanhas de vistorias e fiscalizações em áreas de preservação permanente.

Mas a comunidade pode e deve contribuir com atitudes corretas! Limpar terrenos e áreas degradadas, replantar árvores e cuidar de plantas e animais são algumas ações que contribuem para a preservação do Meio Ambiente!

Faça sua parte! Seja também um agente de proteção ambiental!

Mais informações:

FAMAI