Facebook
Youtube
Instagram

Projeto Mutirão de Limpeza de Praias

Projeto Mutirão de Limpeza de Praias

 

           O Mutirão de Limpeza de Praias é uma ação prevista no Plano de Ação Municipal de Combate ao Lixo no Mar, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos dos resíduos sólidos no oceano e incentivar a coleta seletiva e a reciclagem.

            Atualmente o lixo no mar é uma das maiores preocupações ambientais devido à amplitude do oceano e a diversidade de lixos que produzimos e descartamos de forma inadequada. Estima-se que 80% do lixo presente nos mares hoje são originados nos continentes e são resíduos plásticos.

            Preocupados com a quantidade de resíduos encontrados nas praias do município de Itajaí, o Instituto Itajaí Sustentável todos os anos organiza e apóia mutirões de limpezas de praia.

            Esta ação conta com a participação da população e de voluntários que inicialmente recebem alguns conhecimentos sobre a importância dos oceanos, importância das restingas e sobre as conseqüências dos descartes inadequados dos resíduos. São repassadas também instruções sobre a limpeza da praia e entregue luvas, sacos de lixos, pranchetas e formulário de quantificação de resíduos.

            Todos os resíduos coletados são quantificados e destinados para a Cooperativa dos Coletores de Material Reciclável – Cooperfoz, onde segregam os resíduos e os revendem, gerando benefícios socioeconômicos para os cooperados. Os resíduos que não são recicláveis e que já estão em processo de decomposição, são encaminhados para o Aterro Sanitário de Itajaí, na qual recebem o destino ambientalmente correto.

 

Figura 8- Mutirão de limpeza da praia do Atalaia - 2019

 

Figura 9- Mutirão de limpeza da praia do Atalaia – 2019.

 

Figura 10- Mutirão de limpeza da praia Brava – 2020

 

Figura 11- Mutirão de limpeza de praias "Limpando o Mundo" organizado pela UNIVALI em 2018.

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí