Audiência Pública do Plano de Drenagem tem pouca participação

Evento aconteceu à noite para facilitar o comparecimento da população
Data de inclusão: 28/11/2014 17:47

Auditório vazio. Assim ocorreu a última audiência para apresentação do Plano Municipal de Drenagem, que tinha como objetivo receber sugestões e questionamentos da comunidade. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Itajaí, às 19h desta quinta-feira (27), e foi marcado pela presença de servidores da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), representantes da empresa contratada e menos de 10 pessoas da comunidade geral.

O Plano Municipal de Drenagem é o último projeto de quatro que já foram explanados e formam a regulamentação de uma Política de Saneamento no município. Agora, com todos os planejamentos já apresentados e finalizados, uma vez que nenhuma colaboração ou sugestão foram feitas, os trâmites terão sequência para regulamentar e aplicar as políticas.

A Lei do Saneamento, que foi promulgada em 2007 (Lei 11.445/2007), define a drenagem e manejo das águas pluviais, suas infraestruturas e instalações operacionais como parte integrante do Saneamento Básico. Os projetos eram o item faltante para a Lei se tornar realidade em Itajaí. Acredita-se que até o primeiro trimestre de 2015 todos os processos estejam prontos para dar início às aplicações.

"É uma pena que a população não tenha participado. Nós chamamos inicialmente este projeto de preliminar, porque ele dependia da participação das pessoas. O plano busca atender a demanda de drenagem de todo o município, e tem um forte viés ambiental", explica o diretor de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos Ambientais Sólidos da FAMAI, Francisco Carlos do Nascimento.

------------------------------

Mais informações: