Itajaí vai ter Plano Municipal de Drenagem

Projeto é um dos quatro segmentos do Plano Municipal de Saneamento Básico
Data de inclusão: 25/08/2014 11:44

Amortecer vazões de cheias e tratar águas pluviais drenadas em áreas urbanas. Esses são objetivos do Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, que deve iniciar as atividades e instalações nas próximas semanas.

As ações de drenagem compõem um item do Plano Municipal de Saneamento Básico, que é uma exigência da Lei Federal Nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007. Em Itajaí, um grupo executivo municipal deve trabalhar em conjunto com a empresa licitada. A primeira reunião para esclarecimento do projeto já foi realizada na Fundação do Meio Ambiente (FAMAI).

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Itajaí é composto por um conjunto de serviços relacionados ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Além das instalações referentes à drenagem, o manejo de resíduos sólidos também segue em fase inicial, sendo elaborado através de um convênio entre a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e os governos municipal e estadual. Os outros itens já funcionam na cidade, mantidos pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa).

Fazem parte do grupo executivo do plano de drenagem de Itajaí: Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), Procuradoria Geral do Município, Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Defesa Civil, Secretaria de Obras e Serviços Municipais (SEOSEM), Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG).

Mais informações:

FAMAI - famai.itajai.sc.gov.br