Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

FAMAI autua morador de Cabeçudas por britar Costão

Fundação já havia recebido a denúncia antes e orientado que a atividade fosse interrompida
Data de inclusão: 09/09/2014 16:56

Na manhã desta terça-feira (09), fiscais da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí atenderam uma denúncia no bairro Cabeçudas. Segundo o denunciante, um morador local estava utilizando uma britadeira para quebrar o costão em frente à sua residência. A mesma denúncia já havia sido constatada há 45 dias e na oportunidade, os fiscais orientaram o morador a interromper a atividade. A fundação autuou o denunciado, embargando a obra e realizando a apreensão da ferramenta. O local exato da ocorrência e o nome do denunciado serão preservados.

 

Entenda melhor a importância da proteção dos costões

O costão rochoso é um ecossistema de transição/interface entre o ambiente marinho e o ambiente terrestre. São ambientes heterogêneos, constantemente sujeitos à ação das ondas, correntes e ventos, formados por afloramentos de rochas cristalinas na linha do mar que acompanham a sinuosidade do relevo paralelo ao oceano e representam um importante substrato de fixação e locomoção para diversos organismos.

Possuem características próprias de acordo com a complexidade do ambiente, apresentando uma diversidade de espécies que se estabelecem em faixas diferentes, transformando o local em micro-habitats. Estas específicas e extremamente adaptadas as condições extremas deste ecossistema.

Os costões podem ser classificados, de maneira geral, entre:

Costões Expostos, que são aqueles que sofrem maior impacto de ondas. Normalmente formam paredões lisos, com uma menor diversidade de habitats e espécies presentes, sendo este com eficientes estruturas de proteção e fixação.

E Costões Protegidos, não possuem tanto impacto de ondas, são fragmentados, com maior diversidade de habitats. Possui grande riqueza de espécies, organismos grandes e algas com talos desenvolvidos e epifitismo abundante.

São ecossistemas especialmente protegidos por legislação por seu valor paisagístico, ecossistêmico e principalmente por sua fauna e flora extremamente adaptada e especifica.

 

---------------------------

Mais informações:

http://famai.itajai.sc.gov.br

FAMAI 

Telefone: 3348-8031

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí