Parque da Atalaia recebe Guia de Aves

Projeto foi produzido por acadêmicos da Univali
Data de inclusão: 01/10/2014 08:47

O Parque Natural da Atalaia, sob a gerência da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, recebeu um Guia de Aves. A publicação feita em 2013 foi produzida pelos acadêmicos Bruno Henrique Lopes e Carlos Alberto Valle do curso de Ciências Biológicas, em parceria com professores da Universidade do Vale do Itajaí e da Furb – Universidade Regional de Blumenau.

São mais de 80 espécies classificadas de acordo com o tamanho, a coloração, alimentação. Até mesmo os pontos do Parque em que as aves podem ser encontradas são citados. Os acadêmicos passaram por um período de pesquisa intensa, seguido de fotografias das espécies e diagramação do Guia.

O objetivo do projeto é, além do levantamento de avifauna na Morraria do Atalaia, exercer um trabalho de educação ambiental junto ao Parque. É possível acessar o “Guia das Aves: Parque Natural da Atalaia’’ no site da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, no item Educação Ambiental, como último item da lista de Materiais Educativos. O Guia também está disponível para download logo abaixo desta matéria, como arquivo relacionado.

Conheça o Parque Natural da Atalaia

Criado em 25 de janeiro de 2007 através do Decreto nº 8107, possui aproximadamente 19 hectares. O Parque é gerido pela FAMAI em parceria com o Instituto Brasil Ambiental, através do repasse anual de R$ 950.000,00. Está localizado a aproximadamente dois quilômetros do Centro de Itajaí, no Bairro Fazenda. Seu acesso é feito pelo lado oeste através da rodovia Osvaldo Reis, a qual liga Balneário Camboriú à Itajaí, com entrada gratuita e aberto todos os dias da semana.

Com o intuito de proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e biodiversidade, possui duas trilhas de aproximadamente 50 minutos que levam ao Mirante Água e ao Mirante Ar, sendo o primeiro destinado à educação ambiental, pesquisa científica, recreação ao ar livre, turismo e apreciação da exuberante beleza cênica e paisagística. E o segundo Mirante, na zona de amortecimento do Parque (propriedade privada) é destinado, além destas atividades, principalmente ao vôo livre.

A FAMAI utiliza o Parque também para realizar a soltura de animais silvestres capturados e/ou socorridos, após a sua reabilitação. A visitação ao Parque é gratuita, e pode ser feita individualmente ou em grupos (com agendamento prévio). O Parque da Atalaia abre todos os dias, das 08 às 18 horas.

---------------------------------

Informações adicionais: